Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio 2, 2017
Você já começou a aprender um idioma e desistiu? Se esse é o seu caso, esse é mais um artigo da série com alguns pontos de reflexão para ajudá-lo/a. 3 – OUVIR – FALAR – LER – ESCREVER Essas são as quatro competências que uma pessoa deve adquirir ao longo do aprendizado de uma língua estrangeira. Elas nada mais são do que as habilidades que desenvolvemos no aprendizado de nossa língua materna, como eu expus nos dois artigos anteriores. O aprendizado de uma Língua Estrangeira tem como foco a comunicação. É diferente do aprendizado acadêmico de um idioma ou mesmo do ensino de idiomas nos cursos regulares de I e II Graus. A duração prevista para esse tipo de aprendizado é de 18 meses, ainda que esse tempo varie de estudante para estudante, segundo a diversidade de ritmos e condições gerais da vida de cada um. Assim é que, no âmbito geral do Curso e no particular de cada aula, o foco será sempre na sequência OUVIR – FALAR – LER – ESCREVER, numa evolução das estruturas mai
Você já começou a aprender um idioma e desistiu? Se esse é o seu caso, esse é mais um artigo da série com alguns pontos de reflexão para ajudá-lo/a. 2 – QUERO APRENDER FRANCÊS. QUE LIVROS POSSO COMEÇAR A LER? NENHUM!! AUCUN!!! Ao aprender uma língua estrangeira passamos pelas mesmas etapas pelas quais passamos ao aprender nossa língua materna: - vivenciamos um longo período só ouvindo, balbuciamos alguns sons, cumprimos algumas pequenas ordens, começamos a pronunciar algumas palavras, mas dificilmente do jeito certo, ou como os adultos as pronunciam; algum tempo depois já identificamos alguns sinais ou signos; só bem mais tarde é que a criança está apta a ler e finalmente escrever. Claro, esse é um panorama geral que pode variar caso a caso, mas o fato é que nenhum bebê nasce falando nem muito menos lendo e escrevendo. Eu já dei aula de francês para todas as idades e constatei que, passado o momento da alfabetização, refazer essas etapas vai se tornando cada vez ma
Você já começou a aprender um idioma e depois desistiu? Você sabe onde estão os livros do último idioma que começou a estudar? Se esse é o seu caso, vou começar uma série de artigos com alguns pontos de reflexão para ajudá-lo. Qual é o seu ritmo? Eu já tive alunos que desejavam muito acelerar seu ritmo por conta de um intercâmbio ou de uma viagem em vista. Solicitavam, por exemplo, aulas de uma hora e meia, duas vezes por semana. Outros relatavam experiências difíceis em cursos de imersão propostos para iniciantes. Em minha experiência, acelerar o ritmo no início do aprendizado de um idioma no qual não se conhece nada, é contraproducente porque é praticamente impossível assimilar muita informação de uma só vez. O que acaba acontecendo é o aluno desistir ou chegar a um ponto onde não assimila mais nada. Esse ponto pode ser um aspecto do novo idioma que lhe seja particularmente difícil. Hoje em dia, eu aconselho, para o aluno iniciante, uma aula por semana com duração m

Retornando - Rentrée

Entre as coisas mais complicadas para mim na net está esse Blog. Gosto da ideia de ter um blog e desde 2008 eu vou e venho. Hoje, para localizá-lo, tive que fazer N manobras. O Blogger me avisa que sou nova no pedaço. Tive que fazer outro blog. Quando ele ficou pronto, aparece a informação de que estou por aqui desde 2008. Boa! Estou reativando meu lado professora e tradutora. Vou colocar aqui alguns artigos que estou escrevendo sobre a minha experiência com o ensino do francês, mas vou colocá-los nas versões originais porque, para publicá-los no Linkedin, sempre preciso fazer alguns cortes. E também vou colocar alguns vídeos e sites interessantes. Bref, je redémarre!