Pular para o conteúdo principal

Budapeste 2017 - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TRADUÇÃO PARA TRADUTORES FREELANCE

Quando falo que as modernas tecnologias e parcerias incríveis deram amplitude ao meu trabalho como tradutora, refiro-me principalmente à WEB e tudo o que ela tem ensejado, mudando até mesmo as formas de relacionamento.
Simon Akhrameev

Hoje quero apresentar-lhes Simon Akhrameev, um tradutor russo/inglês, natural do Quirguistão, que faz um trabalho incrível com tradutores e intérpretes do mundo todo.

Compartilho o relato entusiasmado que ele fez sobre sua participação na BUDAPEST 2017, uma Conferência Internacional para Tradutores Freelance, ocorrida em maio último.


BUDAPEST 2017

Conferência sobre Tradução para Tradutores Freelance


Relato feito por Simon Akhrameev*

Parte I
Foi a minha primeira conferência internacional. Mais ainda, fui
convidado para falar em um painel. Eu estava muito animado, mas ao mesmo tempo tão nervoso que mal consegui dormir nas noites anteriores à Conferência. No entanto, foi uma das experiências mais incríveis que eu já tive e isso tem a ver não apenas com a Conferência e com as pessoas extraordinárias que encontrei lá, mas com a cidade de Budapeste em si.
Budapeste é um lugar magnífico, com uma atmosfera vívida, pessoas amigáveis, belos edifícios no lado de Peste e uma vegetação luxuriante nas montanhas de Buda.

Eu cheguei em Budapeste cinco dias antes da Conferência para me ambientar e visitar o máximo de lugares possível.
Passear por Budapeste merece um post separado. Esse é sobre a Conferência, portanto vamos ao assunto.
Jantar pré Conferência
Em 4 de Maio, um dia antes da Conferência, nós tivemos um jantar de boas vindas, no restaurante do Clube Anker, bem no coração de Budapeste, próximo à praça Deák Ferenc, a principal central de transportes de Budapeste.
Foi muito surpreendente quando o pessoal do Facebook me encontrava e dizia: “ah, eu conheço você; você é o Simon daquele grupo de tradutores”.
Eu experimentei o estranho sentimento de que já nos conhecíamos há anos e que já éramos velhos amigos.
Durante o jantar, foi-nos proposto um divertido jogo de apresentação. Foram distribuídos pedaços de papel nos quais estavam escritas frases em diversas línguas. Cada um precisava encontrar quem estivesse com a mesma frase. Eu recebi uma frase em Croata – “Ne razumijem” que significa “eu não entendo”.
Eu tive muita sorte de entender estas duas palavras. Elas soam muito parecido com uma antiga frase em russo com o mesmo significado. Eu andei por entre as mesas para encontrar meus parceiros e com isso eu conheci cerca de 50 pessoas, contando por baixo.
Lição número 1: Quem participar de uma conferência internacional, deve tentar usar todas as oportunidades de rede social e conhecer o maior número de pessoas que puder. Não deve ter medo de sair de sua zona de conforte e fazer novos amigos. Isso é muito importante para os tradutores freelance que trabalham em casa e raramente aparecem em público.
Primeiro Dia da Conferência
O primeiro dia da Conferência teve lugar em um fabuloso cinema – Urania. A decoração do interior do edifício apresenta uma combinação única dos estilos Mourisco Oriental e Gótico Veneziano, com uma palheta perfeitamente combinada de dourado real e vermelho nas ornamentadas paredes, arcadas e salões.
No primeiro dia da Conferência os participantes puderam assistir a 13 pequenas palestras de 20 minutos cada, abrangendo um amplo leque de temas referentes à atividade dos tradutores freelance.
Na verdade, é difícil relatar tudo o que aconteceu no primeiro dia em um único post. Era preciso estar lá para absorver e digerir a incrível quantidade de informação e eu espero que todos possam estar na próxima Conferência sobre Tradução em Budapeste para não perder uma oportunidade tão maravilhosa. 

Lição número 2: Quem nunca participou de conferências sobre tradução antes (como eu) precisa, definitivamente, tentar  
encontrar tempo e dinheiro para participar de uma. Vale muitíssimo a pena.
Cidade de Budapeste
Continua em um próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE

CONVITE Para você que chegou até aqui, tenho o prazer de lhe contar que agora estou no seguinte endereço: https://estevessolange.wixsite.com/traducaofrances É um site completo, com um blog incrível, informações mais completas sobre o meu percurso, links para atualidades do mundo francófono e muito mais!!! Espero sua visita!!
O jornal francês Le Monde publicou, no dia 10 de janeiro de 2018, o manifesto de um coletivo de 100 mulheres francesas, entre as quais Catherine Millet, Joëlle Losfeld, Ingrid Caven e Catherine Deneuve. Pelo direito à existência de diferentes olhares. Frases descontextualizadas e traduções tendenciosas provocaram exatamente o efeito que o texto original denuncia, a saber, existe atualmente uma tendência de certos setores a impor sua agenda e quem discordar de seus pontos de vista é imediatamente rotulado disso ou daquilo. Noto que essa radicalização existe "à direita e à esquerda", uns acusando os outros das mesmas coisas. Há uma falsa polarização que apaga qualquer nuance existente entre uma posição e outra. "Quem não está comigo está contra mim" parece ter se generalizado como uma máxima para parcelas significativas da opinião pública. Publico aqui o manifesto em francês para que a ideia original seja preservada, ainda que muitas pessoas não possam comp
O ENVELHECIMENTO NO SÉCULO XXI: O QUE PAÍSES COMO CANADÁ, FRANÇA E BÉLGICA TÊM A DIZER? Parte I Profissional da área da saúde! Se você se interessa pelo impacto da vida moderna no aumento da longevidade e pelas questões que o envelhecimento levanta hoje, veja o que países francófonos como Canadá, França e Bélgica desenvolvem nessa área. São estudos e pesquisas de envergadura que, certamente, irão despertar seu interesse por intercâmbios científicos e culturais com seus pares que ali estão atuando. Esse artigo é para você! Sim, no Brasil já se faz muita coisa para acompanhar as mudanças comportamentais e culturais em relação ao envelhecimento! É verdade. Parto do pressuposto que profissionais das mais diversas áreas envolvidas tais como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros, já estão acompanhando, na teoria e na prática, os efeitos do aumento da longevidade. Até os políticos!!! As fontes desse artigo, com seus respe